ISSN 2316-5855
BrasaoDepartamento de HistóriaAnimaMenu Sobre a Revista Processo de Avaliação Política de Privacidade Submissão de Trabalhos Fale Conosco
Editora PUC-RioCréditos
Seção Ano IV - n°5 - 2014

A Virgem Maria e os livros de Reims: iluminuras medievais

Pamela Wanessa Godoi



Utilizamos as iluminuras medievais, imagens pintadas em manuscritos, para apresentar possíveis interpretações das figuras de Maria em Reims. Pintada no século XI em um Lecionário da Catedral Reims, Maria com o menino Jesus é apresentada com símbolos imperiais. Quatro séculos depois eles são retratados em um livro de Horas muito mais próximos do cotidiano. A partir da comparação das imagens, notamos permanências e ausências em relação aos objetos, formas e cores usados nas pinturas da Virgem. Através desses resultados percebemos indícios das modificações da figura de Maria nesta região e de como essas modificações podem estar relacionadas com os objetos que as abrigam.

Palavras-chave: iluminuras; Maria; imagem-objeto.




We use the illuminated medieval manuscripts painted images, to understand the ways of experiencing and interpreting the Christian message, and the ways these representations with respect to the service, provided in the Middle Ages, the most important female character of Christianity: Mary. Images of Mary painted in the eleventh century in a lectionary of Reims Cathedral and the fifteenth century in a Book of Hours used in Reims are compared and we note that this comparison we find permanence and absences in relation to objects, shapes and colors used in the paintings. Through these results we see the development of the marian cult in this region.


Keywords: illuminations; Marian; image-object.



Baixe aqui o arquivo (821KB)

O conteúdo de todos os textos é de responsabilidade dos autores e não reflete necessariamente a posição da editoria ou da instituição responsável pela publicação.


fim